Revista EJEF
URI Permanente para esta coleção
Esta coleção contém os artigos das edições da Revista EJEF. Acesse a página oficial da revista em: revistaejef.tjmg.jus.br
Navegar
Navegando Revista EJEF por Assunto "Controle de constitucionalidade"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemDelegação de poderes políticos às cortes constitucionais, A(2022) Beçak, Rubens; Fernandes, Lucas PauloO artigo trata da delegação de poder e autoridade políticos às cortes constitucionais. Se, atualmente, tribunais constitucionais possuem características políticas, torna-se relevante observar as causas dessas atribuições. Por isso, partindo do processo de elaboração constitucional, percorrem-se teorias que possam explicar os motivos da delegação de poderes políticos a cortes constitucionais, a fim de discorrer sobre o caráter político-institucional do judicial review. Apesar de ressalvas existentes, o judicial review apresenta-se como uma forma de seguro futuro às classes políticas, as quais projetam nas cortes constitucionais um mecanismo ulterior de realização da própria política. A abordagem é transdisciplinar entre o Direito Constitucional e a Ciência Política, por meio de revisão bibliográfica narrativa e qualitativa, com um enfoque crítico.
- ItemParâmetros para o controle de fatos e prognoses legislativos pelo tribunal constitucional(2024-06) Sampaio, José Adércio Leite; Assis, Christiane CostaO presente artigo tem como objetivo analisar o controle de fatos e prognoses legislativos pelo Tribunal Constitucional, a partir da ideia de Constituição como reserva de justiça institucionalizada. No trabalho, adotaram-se o método indutivo e as técnicas de pesquisa bibliográfica e documental sobre o tema. Inicialmente são apresentadas considerações sobre as interações constitucionais entre a segurança jurídica e a justiça. Em seguida, realiza-se breve análise da legitimidade do Tribunal Constitucional para o controle de constitucionalidade. Após, são apresentadas discussões sobre os parâmetros para o controle de fatos e prognoses pela Corte Constitucional. Como conclusão, aponta-se que o controle realizado pelo Tribunal Constitucional deve considerar os desdobramentos da reserva de justiça constitucionalmente estabelecida.