Biblioteca Digital do TJMG > Direito à saúde > Judicialização da Saúde > Notas Técnicas >

URL: https://bd.tjmg.jus.br/jspui/handle/tjmg/12904

Título: NT 2022.0002863 Pos bariátrica - Cirurgia reparadora
Autores: NATJUS - TJMG
Palavras-Chave: mastopexia com próteses de preenchimento de peles, correção de cicatriz abdominal com extensos ferimentos, dermolipectomia braquial (braços), dermolipectomia de coxas (parte interna)
excessos de peles, lipodistrofia acentuada, ptose mamária bilateral, intertrigo grave e persistente, afetação no estado de saúde psicológica intrapessoal e interpessoal
Data: 6-Jun-2022
Resumo: O tratamento requerido, segundo a literatura, não tem caracter de emergência, nem indicação clínica exclusiva para proteção à saúde. Não é imprescindível já que, caso não ocorra, não resultará em dano/sequela a paciente. Não é critério de cura para lesões de pele como infecções cutâneas. Embora possa melhorar o contorno corporal, não resultará em forma corporal perfeita e nem plena satisfação do paciente (33% dos casos, apresentam índice de insatisfação com o contorno corporal). Também, não é critério de tratamento de distúrbio de comportamento. Deve ser antecedido de avaliação criteriosa, presença de estabilidade ponderal e condições clínicas, psicológicas e nutricionais adequadas, além de modificações dos hábitos de vida com correção de problemas estéticos e de recidivas. A despeito da requisição feita, conforme a literatura e consensos, a cirurgia reparadora só deve ser indicada 2 anos após a cirurgia bariátrica, com a estabilização do peso em IMC < 30, o que já ocorreu, e se houver sobra de pele e excesso gorduroso que prejudiquem a locomoção e o equilíbrio da paciente ou limitem sua capacidade laborativa, características não apresentadas neste caso. Vale ressaltar que mesmo tendo realizada a abdominoplastia, não ficou satisfeita com aspecto final da cicatriz da mesma, relacionando a como causa de sua depressão.
URI: https://bd.tjmg.jus.br/jspui/handle/tjmg/12904
Aparece nas Coleções:Notas Técnicas

Arquivos neste item:

Arquivo Descrição TamanhoFormato
NT 2022.0002863 Pos bariatarica Cirurgia reparadora.pdf132,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

 

BD-TJMG © 2013-2016 - Fale Conosco